sabores da vida em sociedade

Peguei um taxi, no Leblon, para voltar para a Barra. O trânsito intenso por causa do horário e por causa da chuva. O taxista era divertido, educado, gentil e, ao longo do trajeto me contava que – no final de semana – prepararia para a família, um almoço especial. Cabrito. Eu me divirto com taxistas, até mesmo com os que passam o tempo inteiro falando de política e dando soluções para todos os problemas do Brasil. A receita do cabrito era elaborada. E eu ouvindo, como se estivesse interessada.

O carro parado, na Niemeyer. _ A temperatura do ar condicionado está agradável? _ Sim, ótima. _ A senhora se incomoda em colocar o cinto de segurança? _ Não. É para já. _ Dona Silvia, vamos levar mais de uma hora.
_ Tudo bem. Vamos em frente.
Atualmente, o trânsito me incomoda menos do que as pessoas que reclamam dele. Ele deu uma gargalhada!

No caminho, observei que ao meu lado direito, um rapaz fazia o mesmo trajeto, só que andando. Provavelmente, voltando para casa, no morro. Olhei para o rosto do Paulo – o motorista – e disse:

_ Vamos dar carona para esse moço?
Ele riu e respondeu: _ É com você, dona Silvia!

Abri o vidro do carro e disse:  _ Oi, você quer carona? [eu disse isso sorrindo e o sorriso, na minha humilde opinião, ainda é a maior arma do mundo]
Ele me olhou e perguntou: _ É sério?
Eu disse que sim e ele: _ Quero sim!

Eu abri a porta do carona e ele entrou, todo molhado. Agradeceu e disse: Mais 300 metros, estou na minha casa. O frio que ele sentia no corpo, eu sentia no peito. Uma certa vergonha por ter, em algum segundo, hesitado.

Jorge falou um pouco dele, conversamos sobre nada, o motorista se divertia e demos boas risadas. Depois de uns 20 minutos, chegamos ao ponto do moço. Ele agradeceu pela companhia e pela gentileza. Brinquei com o taxista e disse:
_ Protegemos um homem da chuva.
Ele deu um sorriso e disse:

_ Fomos gente que ainda gosta de gente, dona Silvia. Eu, você e ele.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *